Perguntas Frequentes

O que é uma Comunidade Solar?

Através da Resolução Normativa nº 482/12 e 687/15, regulamentada pela ANEEL, consumidores de energia elétrica em todo o país passaram a ter acesso à produção de sua própria energia elétrica, seja pela instalação de painéis solares no telhado da sua empresa ou residência ou participando de uma “comunidade solar”, por meio de cooperativas de geração compartilhada como a Bee. A energia proveniente desta Comunidade Solar é injetada na rede de distribuição e passa a gerar créditos para os cooperados.

Como funciona a comunidade solar Bee?

A Bee produz energia em usinas de geração fotovoltaica compartilhadas (solar), injeta essa energia na rede da Equatorial Energia em seu nome, e assinando nossos serviços essa energia vira créditos que serão abatidos mensalmente em sua conta da Equatorial Energia. E o mais importante, você contribui com um futuro mais sustentável e ainda economiza, sem realizar qualquer investimento.

Quais as vantagens de participar da Comunidade Solar Bee?

Além de gerar energia de fonte renovável e inesgotável, você terá um desconto garantido sobre sua fatura de energia, e sem qualquer risco ou investimento.

De quanto será seu desconto?

Poderá chegar a até 15%, dependendo do plano escolhido. Na Bee o desconto contratado é garantido em relação ao preço da tarifa de energia da Equatorial Energia.

Como percebo a economia na minha tarifa de energia?

Sua conta de luz terá uma economia de até 15%, (aplicados sobre, e somente, o valor do crédito recebido através do processo de compensação de crédito pela geração em nossa Usina Solar Compartilhada). Os créditos recebidos são Informados na conta como “energia injetada”, apresentados em kWh e em Reais (automaticamente calculados pela sua Distribuidora de Energia).

Além disso, mensalmente, a Bee envia para seus consumidores relatórios detalhados, mostrando o valor economizado na conta de luz e a quantidade de créditos adquiridos. Oferecendo, assim, maior autonomia e controle sob suas despesas.

Lembrando que o seu pagamento ocorrerá apenas após a compensação dos créditos na sua conta de energia, garantindo assim sua economia.

EXEMPLO PRÁTICO DO CÁLCULO DE RECEBIMENTO DE CRÉDITOS E DO PAGAMENTO DOS CRÉDITOS RECEBIDOS.

Considerando que você é um cliente Comercial ou Residencial da Equatorial MA – (Trifásico e com a tarifa de R$0,80) e você recebeu da Usina Solar 2.000KWh (energia injetada):
– A Equatorial MA vai diminuir da sua conta de energia o valor de R$ 1.600,00 (2.000kwh x R$0,80)
– A Bee te envia um boleto/fatura no valor de R$ 1.360,00 (R$1.600,00 – *15% do Plano Premium)
Você obteve uma economia mensal de R$240,00 e economia anual de R$2.880,00.

Quem pode fazer parte da comunidade solar Bee?

Pessoa física e jurídica atendido pela Equatorial Energia – Maranhão, com consumo mensal médio de energia elétrica superior a 1.000 kWh, atendidos em Baixa Tensão. O CNPJ, ou o CPF, deve estar cadastrado na Distribuidora de Energia, ou seja, deve ser o mesmo do titular da conta cadastrada; O CNPJ, ou o CPF informado, deve estar adimplente (sem débitos ou acordos) junto à Distribuidora de Energia. Após serem submetidos estes dados, será feita uma análise do perfil do cliente.

O que devo fazer para participar da Comunidade solar Bee?

Primeiro é necessário realizar a adesão em nosso sistema. O processo é feito totalmente online, diretamente em nosso site. Após o preenchimento dos dados necessários, enviaremos a você um e-mail confirmando o recebimento do seu cadastro. E é só isso!

A partir deste ponto você precisa apenas aguardar enquanto nós enviaremos notificações contendo informações sobre o andamento de seu processo e do status da Comunidade Solar.

Quantos kWh eu vou produzir na Comunidade Solar Bee?

Cada Cliente terá uma quota, um “tamanho x” dentro da Usina Solar Compartilhada, e isso é determinado pela análise da sua conta de energia atual, onde verificamos a média de consumo mensal ( em KWh ) de cada cliente. Dessa forma, cada cliente poderá receber uma quantidade de kWh adequada, de acordo com o seu consumo.

Quanto devo investir ?

Para fazer parte da Comunidade Solar Bee não precisa de investimento. Você só faz a adesão, de forma 100% digital e aproveita todos os benefícios.

É necessário realizar algum pagamento no momento da contratação?

Não! No momento da contratação sua única preocupação é a de escolher o plano contratado e assinar o termo de adesão. O pagamento para a Bee é iniciado apenas após o recebimento do crédito na conta de energia.

É necessário fazer obras?

Sem instalação, sem obras. Como os painéis fotovoltaicos são instalados em outra área, não há necessidade de obras ou manutenções.

Como a energia chega ao meu endereço?

Você continua recebendo energia pela sua distribuidora. A energia gerada pela sua cota na comunidade solar é injetada na rede da distribuidora local, que, por sua vez, leva os créditos gerados até você de forma automática.

Preciso avisar a distribuidora?

Quando você faz a assinatura para participar a comunidade solar Bee, nós cuidamos de toda a parte burocrática com a concessionaria. Você precisa lembrar que continuará recebendo a energia pela rede da distribuidora, que, por sua vez, leva os créditos gerados até você de forma automática.

Como saberei que o processo de adesão foi concluído com sucesso?

Assim que o processo for concluído, enviaremos um e-mail contendo a notificação da conclusão do processo.

Quando começarei as receber os benefícios da Comunidade Solar Bee?

Tendo concluído o processo de adesão, você será notificado, via e-mail, quando a Usina Solar entrar em fase de operação. À partir deste momento, os créditos começarão a ser considerados em sua conta num prazo de 30 a 60 dias.

Como ficara minha relação com a distribuidora de energia após minha adesão a Comunidade Solar Bee?

Como a Distribuidora permanece como agente responsável pela distribuição da energia, você mesmo após a adesão em nosso sistema, permanecerá como cliente da Distribuidora, não alterando, portanto, nada do ponto de vista operacional o seu relacionamento com eles.

A quem devo recorrer, em caso de assuntos relacionados aos créditos de energia injetados?

Qualquer assunto relacionado à Usina Solar deverá ser tratado diretamente com a Energea Brasil, pelo email de atendimento suporte@beeenergia.com.br.

Se eu mudar de endereço, devo informar a Bee sobre a alteração?

Sim. Cada endereço tem um registro/número de instalação diferente, que é oferecido pela sua Distribuidora e consta na sua conta de energia. É através deste número que a conta X ou conta Y recebem os créditos. Caso você mude para um novo endereço, a Distribuidora de energia te dará um novo número de instalação, referente ao novo endereço, e este número deverá ser informado à Bee para que possamos enviar os seus créditos para a sua nova conta.

Precisamos que você nos avise previamente, com um prazo de 90 dias de antecedência.

Minha conta de energia vai zerar?

Sua conta virá muito mais baixa, mas nunca irá zerar porque a sua Distribuidora de Energia te cobra algumas taxas e pelo serviço de levar energia até a sua residência ou empresa, através da rede elétrica.

O desconto é na conta toda?

Não. O desconto de até 15% é aplicado apenas sob o valor do crédito recebido/energia injetada, descrito em Reais, na sua conta.

Como fica a cobrança? Pra quem e como eu pago pelos créditos recebidos?

Ao se cadastrar na Comunidade Solar Bee, você garante um desconto de até 15% no valor dos créditos recebidos pela energia injetada. Mas você não deixa de ser cliente da sua Distribuidora de energia.

Portanto, você passa a receber duas contas:

– Uma da Comunidade Solar, referente aos créditos recebidos e que você receberá diretamente da Bee, na modalidade fatura/boleto ou pode optar pela praticidade do débito automático em conta corrente, no seu banco.
– Uma da sua Distribuidora de energia ( Equatorial MA ), com as cobranças devidas à Distribuidora, como custo de disponibilidade, taxas etc, que ela já te cobra normalmente.

É seguro?

A energia gerada pelas nossas usinas continua sendo distribuída pela rede já existente das distribuidoras locais. Por isso, nossos consumidores não precisam fazer nenhum investimento ou alteração física em seus estabelecimentos. Além de não precisarem se preocupar com uma possível falta de energia, pois não existe nenhuma possibilidade dessa situação ocorrer.

Posso cancelar a assinatura a qualquer momento?

Sim! Os planos da Bee não possuem prazo de contrato, multas e penalidades. É necessário apenas um aviso prévio de saída que deve ser cumprido e varia de acordo com o plano escolhido pelo cliente.

Por que tenho que participar de uma cooperativa?

É uma exigência regulatória da ANEEL (Portaria 482/2012). A energia produzida em nossa comunidade solar será compartilhada com vários clientes como você. A Bee assume todo o risco da cooperativa: inadimplência, vacância, custos de operação da planta, etc, e garante o seu desconto em relação à tarifa da Equatorial Energia.

Em quais regiões a Bee Energia Inteligente atua?

Inicialmente atenderemos todos os municípios do Maranhão situados na área de concessão da Equatorial Energia MA. Logo mais iniciaremos nossas atividades em outros estados.

Posso indicar pessoas/empresas para se cadastrar na Comunidade Solar Bee?

Sim! Suas indicações serão muito bem vindas e um voto de confiança!

Caso você tenha uma lista grande de potenciais clientes, comerciais ou residenciais, por favor, nos envie um email para vendas@beeenergia.com.br e entraremos em contato. Estamos abertos à parcerias, sem vínculos empregatícios, mas pode haver comissionamento.